O QUE HÁ DE NOVO?

20 anos de Super Nintendo


Em 23 de agosto de 2011, é o dia que o Super Nintendo comemora 20 anos de "nascimento", e consequentemente, seus jogos de lançamento, pelo menos para o ocidente.


Claro que todo mundo conhece o Super Nintendo, então não preciso fazer nenhuma apresentação, já que Nintendo era praticamente sinônimo de videogame, antes da geração Playstation. Vou usar esse espaço pra falar algumas curiosidades e contar um pouco da história do console.

O Super Nintendo nasceu em 23 de agosto de 1991, na América do Norte, mas seu primeiro lançamento foi no Japão, com o nome Super Famicon, em 21 de novembro de 1990. Na Coréia do Sul o console ficom o nome de Super Comboy.


Para o público americano foi feito um redesign completo do console, não sobrou praticamente nada do design original japonês, já para a Europa o projeto japonês foi mantido, mudando apenas as logos(Já que o console também usou o nome Super Nintendo na Europa). Abaixo imagens das versões lançadas e de alguns protótipos.

Estranho ver tanta ousadia nos projetos e no fim sair um desgin tão simples

Desse projeto provavelmente não foi aproveitado nada rs


Esse já ficou muito próximo do desgin final japonês 

Essa é a versão japonesa finalizada, o Super Famicon, lançada em novembro de 1990
A versão européia lançada em abril de 1992 não sofreu alterações no design em relação a versão japonesa

Agora sim aniversariante do dia, essa é a versão final americana, lançada em agosto de 1991

E esse é uma segunda versão do console que foi lançada perto do fim do ciclo de vida.


Muita gente(Nintendistas rs) hoje xinga a Sony por causa do sucesso do Playstation e do espaço que ele "roubou" da Nintendo no mercado, mas só existe Playstation hoje porque a Nintendo desistiu do projeto que fazia em conjunto com a Sony, o SNES CD, que serviu de base para o console da Sony.



O SNES CD teria sido o sucesso que Playstation foi? Difícil dizer...

O Playstation 3, tem uma memória ram principal 2048 vezes maior que a do SNES, e memória de vídeo 4096 vezes maior. Usando o PS3 como referência por ter memória principal e de vídeo separada. Outro avanço absurdo foi na mídia de armazenamento, enquanto o máximo que o SNES suportava era 16 MB(mas o maior jogo chegou a apenas 6MB) o PS3 tem mídias que alcançam 50gb(Bluray), engraçado é que com menos de 0,25% da capacidade de armazenamento de mídia, nunca faltou espaço para fazer jogos para SNES rs.

Uma vantagem do hardware do SNES é que nos cartuchos podiam ser colocados chips que melhoravam o desempenho gráfico do console, inclusive possibilitando que o SNES fizesse gráficos 3D, de verdade, sem truques.

A Sharp lançou uma TV que vinha com o SNES embutido, mas o aparelho não saiu do Japão, mas tinha vantagem na imagem, e acabou sendo o queridinho de algumas revista para tirar screens.

Super Mario 64 na verdade foi concebido como Super Mario FX, e sairia para o SNES, usando o chip Super FX 2(Super Mario World 2: Yoshi Island, Doom e Winter Gold). Mas Miyamoto decidiu desenvolver para o Nintendo 64, devido as limitações técnicas do SNES. Tambem usando o Super FX 2, Star Fox 2, que não foi lançado, teve a produção de sua versão japonesa completada, com exceção da remoção de algumas ferramentas de debugging, o jogo foi cancelado devido o eminente lançamento do Nintendo 64, e a vontade de lançar uma sequência de Star Fox para um sistema mais avançado, acredito que foi um erro, já que o jogo estava pronto. Elementos de Star Fox 2 foram usados em Star Fox 64 e Assault.

Com o console foram lançados apenas 5 jogos, Super Mario World(que acompanhava o console), F-Zero, Pilotwings, SimCity e Gradius III. Apesar do line-up pequeno, os jogos tiveram uma ótima recepção do público e da crítica.

Top 10 dos jogos mais vendidos nos EUA:

1 - Super Mario World +/- 13 milhões
2 - Super Mairo All Stars +/- 6 milhões
3 - Donkey Kong Country +/- 4,4 milhões
4 - Super Mario Kart +/- 3,6 milhões
5 - Street Fighter II: The World Warrior +/- 2,5 milhões
6 - The Legend of Zelda: A Link to the Past +/- 2,5 milhões
7 - Killer Instinct +/- 2,3 milhões
8 - Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest +/- 2,1 milhões
9 - Super Mario World 2: Yoshi's Island +/- 1,7 milhões
10 - Star Fox +/- 1,7 milhões


Bom, agora vou falar um pouco dos jogos que estrearam junto com o SNES:

Super Mario World


Com certeza a estrela do line-up, Super Mario World marcou a infância de muitos da minha geração, e até hoje tem muita presença.

Super Mario World é um platformer 2D, em que você controla o Mario(no controle 1) ou Luigi(no controle 2). A jogabilidade segue a mesma linha dos jogos anteriores, óbvio, com implementos, como o Spin, salto que o Mario gira, tendo influencia importante na jogabilidade.

World Map

Você navega pelas fases pelo World Map, que é muito bem desenhado. Nesse World Map você pode navegar livremente pelas fases que você já concluiu, e tem caminhos que não são obrigatórios para conclusão de um estágio(destruir um castelo). Quem já estava familiarizado com as fases de Mario não ficou surpreso com as mecânicas, mas ficou surpreso com os novos desafios e inimigos.

Como era tradicional já, o jogo tinha power-ups, como os já conhecidos "Super Mushroom" e "Fire Flower", e novos power-ups foram introduzidos, incluindo a pena que dava uma roupa que permitia que o personagem voasse pelo cenário, parecida com a roupa de guaxinim de Super Mario Bros 3, mas com algumas alterações na física. Talvez o implemento mais importante do jogo seja a estréia do Yoshi, dinossauro que era montado por Mario e Luigi pelas fases e era capaz de engolir a maioria dos inimigos, inclusive transformando os Koopa Troopas(tartarugas) em projéteis.

Yoshi mostrando uma de suas funções no jogo, se liga no linguão do garoto,  de dar inveja no Gene Simmons

O modo multiplayer cooperativo, mas não com os dois personagens na tela ao mesmo tempo, consistia em turnos, cada um jogava uma vez e ao passar por uma fase essa ficava liberada no world map para os dois jogadores.

Super Mario World foi sucesso absoluto de crítica e público, recebendo inúmeros reviews positivos e vendendo mais de 20 milhões de cópias ao redor do mundo. Com certeza Super Mario World é um dos melhores jogos do mario e um jogos mais importantes da industria dos games, simbolo de uma geração gamer e sinônimo de Super Nintendo.

F-Zero




Jogo de corrida futurista produzido pelo estudio interno da Nintendo no japão, EAD, F-Zero se caraterizava pela dificuldade e seus gráficos muito bons para época, o jogo revolucionou o gênero, inclusive teve sua fórmula copiada pela concorrência.

F-Zero se passa no ano de 2560, quando multi-bilionários inventam uma categoria de corridas baseada na Fórmula 1, chamada de F-Zero. O jogador pode escolher entre 4 personagens, cada um com seu respectivo "hovercar", e passar por desafios contra a CPU em 15 pistas divididas em 3 ligas.

Os gráficos do jogo que simulavam 3D, graças a técnica chamada Mode 7, foram de fato revolucionários para a época, tornando os jogos de corrida mais realistas. Talvez você não goste de F-Zero, mas ele foi um marco tecnológico de sua época.

Hoje pode até parecer tosco, mas em 1991 esse visual era top, incontestável


Única crítica incontestável que dá para fazer sobre o jogo é o fato de não ter um modo multiplayer, o potencial do jogo não foi totalmente aproveitado devido a esse fato.

Pilotwings




O jogo é um simulador de voo onde o jogador tem que conseguir várias licensas, fazendo acrobacias com aviões, para-quedas, asa delta, e até uma espécie de foguete, em níveis secretos ainda era possível pilotar um helicóptero.

Para cada modalidade o jogo oferece desafios e controles exclusivos. Para aumentar o realismo do jogo os desenvolvedores usaram o Mode 7, técnica do SNES que simula gráficos 3D.

Apesar de pequeno, o cardápio inicial da Nintendo foi bem variado, Pilotwings era um bom "simulador" de voo 

Pilotwings foi bem recebido no seu lançamento, graças aos gráficos impressionantes para a época e também pela variedade e novidades em relação a jogabilidade.

SimCity



Aclamado simulador de construção e administração de cidade, desenvolvido para Commodore 64 em 1985, mas só lançado em 1989, chegou ao SNES portado pelo estudio de desenvolvimento interno da Nintendo. O resultado do porte foi muito bom, e SimCity foi mais um dos jogos que teve boa recepção no SNES

A versão do SNES tinha algumas peculiaridades, como o Godzilla que ataca a cidade no jogo para PC ser substituido pelo Bowser, vilão da franquia Mario. Também pode se notar que no meio do mapa "Freeland" as árvores formam a cabeça do Mario. Também quando sua cidade alcança 500 mil habitantes, você recebe uma estátua do Mario. Também foi inserido exclusivamente na versão do Super Nintendo o Dr. Wright, um personagem que ajuda o jogador durante o jogo, esse personagem parece com Will Wright, designer do jogo.

Olha a estátua do Mario no meio da cidade, os adicionais da Nintendo ao jogo foram bem legais

SimCity vendeu mais de 1 milhão de cópias, ganhando também o selo de Player's Choice, sucesso absoluto no SNES.

Gradius III



Gradius III é a segunda sequência do shooter side-scrolling famoso nos arcades. O porte do jogo para o SNES vinha com a opção de diminuir a dificuldade, e armamentos extras para a Vic Viper. As fases Pseudo-3D e Crystal do Arcade foram descartadas. Além disso um boss novo chamado Beacon é adicionado, ele aparece no final da nova fase High-Speed.

Diferente de qualquer versão, o porte do SNES tinha "continue", ou seja, quando você perdia todas suas vidas você podia continuar de onde estava, com auxílio do "continue". Através de um código na tela da Konami era possível ativar o modo "Arcade" do jogo, esse modo não tinha nada a ver com o jogo do Arcade, apenas aumentava a dificuldade do jogo, sem alterar mais nada.

Clássico, Gradius já tinha marcado presença no NES e foi um dos pilares de sustentação do lançamento do SNES
Gradius III teve uma boa recepção da mídia especializada, quanto as vendas, eu não sei informar. Mas o jogo não teve nenhuma sequência para o SNES.

Esse é meu pequeno artigo em comemoração aos 20 anos do Super Nintendo Entertainment System, o famoso SNES, ou só Super Nintendo. Espero que tenham gostado, comentem aí pessoal!


tags: baixegames, game vico, game zero, miniclip

11 comentários: Leave Your Comments

  1. Cara, muito legal seu blog! Me diz uma coisa, que plugin é esse que fica passando os destaques, como se fosse uma galeria? Abração e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Veio embutido nesse template, como colocar em um template eu só posso dizer que tem como, só não posso dizer como faz porque eu não sei. Mas se você procurar no google por slide ou slider para blogger é bem provável que você encontre o código pra colocar no seu blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ainda peguei essa época :)
    Era muito legal jogar \o
    Amei seu blog, parabéns.
    Estou te seguindo, se puder retribua:
    http://entreaquija.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ainda tenho o meu aqui guardadinho hahahaha
    mas não funciona, só que não tenho coragem de jogar fora!
    Só jogo pelo pc e tenho todos esses jogos ai do top 10!!

    Melhor video game de todos os tempos, só teve infancia de verdade quem jogou super nintendo!

    ResponderExcluir
  5. @Alynne Essa época foi praticamente minha infância inteira(minha infância foi Atari, NES e SNES), na adolescência foi mais Playstation, mas não abandonei meu Super Nintendo, continuava jogando. Seguindo seu blog já, achei bem engraçado xD. Obrigado pelo elogio e por seguir, se precisar estamos aí ^^

    ResponderExcluir
  6. @Fernando eu também ainda tenho o meu SNES, a ultima vez que liguei funcionava, mas foi há muito tempo. Também virei adepto de emulador :P

    ResponderExcluir
  7. Onde foi parar o review do trine??? eu ia ler ele hj!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, eu jogava direto no Super Nitendo dos meus primos. Eram tardes ótimas.

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que post incrível!
    Eu sou um aficcionado pela Nintendo, e o SNES foi o meu primeiro console.
    Recentemente, um amigo da faculdade descobriu que ainda tinha o dele e levou pra casa junto com o Super Mario World!
    Foi muito bom poder zerar de novo esse jogo. E de novo, e de novo..

    ResponderExcluir
  10. @Ítalo Richard Também joguei muito SNES com meus primos que passavam as férias aqui na cidade, e finais de semana eu praticamente só vivia de SNES rs

    ResponderExcluir
  11. @Kilber Moreira Primeiro, obrigado pelo elogio rs. O SNES foi o terceiro console que passou pela minha mão, antes tive um Top System(NES da CCE rs, tenho até hoje) e um Atari(esse era do meu pai, mas joguei muito). Mas me considero nascido de fato para os games depois que ganhei o SNES, me amarrava ficar jogando Super Mario World, Top Gear, Castlevania, Rock n' Roll Racing, Street Fighter II, Art of Fighting, Samurai Shodown, F-Zero, The Lion King, Aladdin e tantos outros.

    ResponderExcluir