O QUE HÁ DE NOVO?

Jogos para meninas


A indústria dos video games está cada vez mais abrangente, hoje eles pensam na família como grande parte do consumo, muitos jogos são feitos nessa direção. Mas e os específicos para meninas? Como andam?


Bom, na realidade, a pergunta acho que nem deve ser essa, a pergunta deve ser: Os jogos para meninas devem ser diferentes? Inicialmente minha resposta é NÃO. O mercado dos games já teve suas tentativas de atrair o público feminino, fazendo consoles rosas(como se fosse regra menina gostar de rosa), criando jogos "especiais" para meninas(que a cada 10 lançamentos, 11 fracassam rs), e a Casio chegou a fazer um console direcionado para esse público, que não surpreendentemente foi um fracasso.

Então surge outra pergunta: Meninas não gostam de jogar videogame? Bom; conheço várias que gostam; e os jogos que as meninas gostam geralmente são adorados por meninos também(Sonic, Mario, Street Fighter, Final Fantasy, Zelda, até Call of Duty frequentemente entram na preferência das meninas), óbvio que o predomínio do público gamer é masculino, mas existe um número expressivo de garotas que realmente gostam de videogame, e essas gostam das mesmas coisas que os garotos nos jogos.

Então acho muito falho esse termo "jogos para meninas", seria o mesmo que fazer "novela para homens", o público das novelas é predominantemente feminino, mas existem homens que gostam de novela, e exatamente do jeito que elas são, fazer uma novela para o público masculino certamente seria uma péssima idéia.

Geralmente os jogos que são direcionados para o público feminino são vazios, um mundo cor de rosa, e com temas extremamente infantil, mais infantil que Ben 10, não me surpreende que muitas menininhas de menos de 10 anos prefiram um jogo do estilo de Ben 10 do que um jogo da Barbie.

Então era isso, acho que a indústria tem que se ligar que quem gosta de videogame, o tradicional videogame, é pelo que ele é, então essas tentativas desesperadas de adaptar o conteúdo para meninas deveria ser abandonada...


E aí, concorda, não concorda, gostou ou não gostou do artigo? Comenta aí!

12 comentários: Leave Your Comments

  1. Exatamente: "Geralmente os jogos que são direcionados para o público feminino são vazios" Eu acho que pode sim exster um jogo especifico para um tipo de menina, mas achar que todas vai querer este mundo rosa ai, com uma história melosa é triste. O problema é que eses "jogos femininos" são feito por homens na maioria das vezes.

    ResponderExcluir
  2. Nunca gostei muito de games, mas concordo com o outro comentário, acho que esses jogos "rosinhas" são para um público específico, talvez crianças... Mas gostei do seu blog, é super organizado!

    ResponderExcluir
  3. Jogos pra menina? Não acho que tenham tanto êxito! Sem falar que a maioria das meninas que conheci que curtiam jogos eram crianças ainda!

    ResponderExcluir
  4. @Felipe Dias pois é, tem essa questão de quem são as pessoas que fazem os jogos também. Mas acho também que a questão é mais tentar fazer algo direcionado, pelo menos pelo que eu vejo, as meninas gostam de videogame pelo que o videogame é e sempre foi, não vejo ngm começar a consumir diversos jogos por causa de jogos direcionados.

    ResponderExcluir
  5. @Aline Diedrich eu não sei explicar o pq acontece isso, talvez seja a falta de desafios, atrativos, mas a maioria das crianças, meninas, acabam preferindo jogos baseados em filmes ou jogos de plataforma tipo Mario e Sonic, os jogos rosas geralmente são rejeitados rs.

    Ah, obrigado pelo elogio, meu blog é recente, ainda construindo conteúdo. :)

    ResponderExcluir
  6. @Fernando eu conheço um número considerável de garotas acima de 16 anos que gostam muito de videogame, e muitas jogam melhor que muito homem, e levam a coisa bem a sério. Mas a proporção em relação aos homens é bem pequena, não é em todo lugar q vai achar mulheres que gostam de videogame, mas existe um número consideravel pelo mundo rs.

    ResponderExcluir
  7. É bom investir tb em jogos para meninas, esse universo dos games é muito masculino, só não podem substimar demais, devem ser jogos mais desafiadores.

    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. @Ítalo Richard o problema é definir o que é jogo para menina, acho que o feedback atual mostra que as garotas que gostam de videogame, em sua maioria, gosta dos mesmos jogos que os garotos.

    ResponderExcluir
  9. Só porque o jogo é para o público feminino não acho que tenha que ser cor de rosa e com temas infantis.Há muitos garotas que gostam inclusive de jogos mais "violentos" ou do mesmo estilo que os garotos.

    Interessante post!

    Se quiser, visite http://artegrotesca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. vixe.... Hello Kitty? Aff.. Sou menina e gosto de CS, GTA, Ultima online (old but gold! haha) ... enfim...

    ResponderExcluir
  11. @Arte Grotesca pois é, é isso aí mesmo, tentam mudar a essencia, e acabam falhando pq não é isso que as garotas gamers querem.

    ResponderExcluir
  12. @Manú seja sincera, vc adora jogo da Hello Kitty, da Barbie, afinal, vc é menina :P. rsrs, é isso que algumas muitas pessoas da industria dos games pensam, pobrezinhos, vão continaur fracassando rs

    ResponderExcluir