O QUE HÁ DE NOVO?

Técnica x Diversão: Gráficos importam sim!

Uncharted é um belo exemplo de que a técnica é aliada da diversão
A pouco tempo atrás, numa galáxia não muito distante, eu jogava jogos com duas cores, simplórios, sem muita profundidade e era muito feliz com isso. Mas o tempo foi passando, e os jogos foram se tornando cada vez mais complexos e os conceitos ficaram mais maduros, o enredo começou a ser parte importantissima do jogo, em conjunjto toda parte técnica envolvida evoluiu, tornando a experiencia mais imersiva e menos casual, o que se potencializou na geração 32/64 bits, quando se popularizou os gráficos 3D nos games.
Desde então, gráficos, som, física evoluiram muito, e essa evolução acaba gerando um debate(que parece não acabar), se a diversão dos jogos é menor hoje por causa dessa evolução ou se os produtores estão perdendo o foco, se preocupando mais em fazer um jogo bonito do que fazer um jogo divertido.

Na minha visão, toda a evolução da parte técnica e o foco dos produtores em fazer jogos cada vez mais bonitos, não tem prejudicado em nada a diversão, na verdade, o grau de satisfação aumentou muito, a experiencia está cada vez melhor, não que o essencial seja a parte visual e sonora, longe disso, a parte interativa ainda é o principal, o que motiva qualquer um que gosta de games a jogar, mas o fato é que toda essa evolução agregou muito valor a diversão, tornando o que era simples e me agradava a 15 anos atrás muito mais condizente com meu atual nível de exigência.


Óbvio que existem exceções, que comprovam a regra, a busca boçal apenas por técnica avançada acabam produzindo jogos totalmente vazios de bons desafios... Mas são apenas casos isolados, geralmente jogos ruins são acompanhados de produção débil, mas novamente, existem exceções.

Mesmo com hardware inferior, pra mim aplica-se a mesma regra ao Wii
Alguém pode achar que isso é uma declaração de amor aos consoles HD(PS3 e 360) ou aos PCs para jogos, ou então uma demonstração de repúdio ao console mais fraco em termos de hardware da atualidade, o Wii, mas não é nada disso. Mesmo no Wii da pra notar que a maioria dos bons jogos são acompanhados de boa técnica, Super Mario Galaxy, Metroid Prime 3, Donkey Kong Country entre outros são jogos que são muito bem produzidos, em todos aspectos(técnicos e artísticos). É óbvio que eu acho que quanto melhor o hardware, maior a POSSIBILIDADE de sair um jogo melhor, é só pensar num pintor, se vc der 5 potinhos de tinta guache, um pincel e um pedaço de papel pra ele provavelmente ele vai fazer uma bela arte, mas se vc der um conjunto completo de pincéis, tinta e uma tela provavelmente ele vai fazer uma arte extraordinária(considerando que o artista no caso seja realmente bom).

Bom, é isso que minha pequena mente acha, gostaria de saber a opinião de outras pessoas, comentem aí, não custa nada :P

Um comentário: Leave Your Comments