O QUE HÁ DE NOVO?

Consoles puxam desenvolvimento dos jogos de PC para baixo?



Depois da notícia da Bethesda dizendo que fazer jogos para PC é uma dor de cabeça, discuti um pouco sobre a notícia e cheguei a algumas conclusões, não sei se to muito errado, mas vamos lá...


Muios dizem que os consoles puxam o desenvolvimento dos jogos de PC para baixo, que nivela por baixo, mas se não existisse esses consoles será que os jogos estariam no nível que estão hoje? Existem exemplos de jogos que sairam somente para PC(inicialmente) como Crysis e realmente puxa todo poder(e pede mais) dos hardwares top, e provavelmente existiriam independente dos consoles estar na jogada ou não, mas o jogo até hoje é visto com maus olhos por não rodar bem em configurações "inferiores", e essas configurações inferiores são as que lideram o mercado dos PCs, com certeza existem mais PCs destinados para games "mid e low profile"...

Agora imaginem um cenário, onde os consoles não existem e o mercado é dominado pelos PCs que custam até 300 dólares, essa seria a situação mais lógica se não tivessem consoles, o povo comprando PC barato pra jogar, e qual seria a idéia das produtoras, se dedicar a uma produção caríssima pra atender um público minusculo? Certamente não, o que veriamos seria um cenário onde os jogos feitos pra rodar em PCs fraquissimos dominariam o modelo de produção, inclusive existiria pouca motivação para avançar na velocidade que o hardware avança atualmente.

Também não dá pra esquecer o alto investimento que as grandes marcas de videogame fazem(Sony, Nintendo e Microsoft) para lançar exclusivos super bem produzidos, se não houvesse esse esforço devido a concorrência entre si, se não tivesse God of War, Gears of War, Uncharted para elevar o padrão iriamos depender da boa vontade das produtoras que estariam produzindo para uma plataforma unificada e nivelada por baixo.

Bom, isso tudo é achismo, mas fazer o que, não temos um simulador da realidade pra saber o que de fato aconteceria, mas aparentemente, os consoles não são o fator prejudicial na produção de jogos para PC.

0 comentários:

Postar um comentário