O QUE HÁ DE NOVO?

Estamos em guerra!

Imagem retirada do site elitemultimedia.mobi

Já estava rolando um certo movimento anti-SOPA, alguma confusão, empresas retirando o apoio formal a lei por medo de retaliações por parte dos hackers. Mas o fechamento do site Megaupload, na última quinta feira(19/01/2012) foi um divisor de águas, muita gente que tava dando a mínima para toda essa história de "combate a pirataria" começou a prestar atenção no que tava acontecendo, afinal, atingiram muita gente com o fechamento do Megaupload.

O primeiro tiro

Sob a acusações de pirataria o Megaupload foi fechado, e o criador e funcionários do site foram presos, o FBI afirma que o site causou um prejuízo de mais de 500 milhões de dólares para diversas produtoras.

http://pcworld.uol.com.br/noticias/2012/01/19/megaupload-e-fechado-sob-acusacoes-de-pirataria/

Gostaria muito de saber como foi medido o prejuízo causado pelo site, pela quantidade de downloads? Pela redução progressiva nas vendas com a entrada do site no ar?

Vejam a mensagem que é exibida ao entra no endereço do site de compartilhamento:

http://www.megaupload.com/

Lógico que não somos idiotas, sabemos que o servidor era sim usada para pirataria(muitas vezes justificada, já que disponibilizava conteúdo a pessoas que JAMAIS teriam acesso, se não fosse por meio de download), mas também sabemos que existia um número gigantesco de conteúdo pessoal armazenado no Megaupload, como fica as pessoas que tinham esses arquivos armazenados? Vão responsabilizar o criador do site pelas possíveis perdas de arquivos pessoais? Acho que não é o caso, mas não duvido que a justiça faça isso...

Payback


Como retaliação, o grupo de hackers Anonymous tirou vários sites do ar, incluindo os sites do departamento de justiça americano, FBI, CIA, Universal entre outros. Claro que nada é pra sempre e esses sites já restabeleceram seu funcionamento, mas não há garantias que vão continuar funcionando, fora que ainda pode haver "roubo" de conteúdo sigiloso. Também foi disponibilizada uma página com grande conteúdo da Sony Music para download.

Vencidos pelo medo?

Depois de toda essa ação vários sites de compartilhamentos mudaram sua política, o medo dominou. Fileserve e Filesonic não permitem mais compartilhamento de links, você só pode baixar o que enviou para o site. 4shared está fazendo uma limpa em seus servidores, outros sites também mudaram totalmente sua forma de agir, vários deles já forma convocados a depor, estão sobe investigação do FBI. O compartilhamento de arquivos ficou muito mais complicado nesse momento, tá muito restrito, por enquanto o P2P está sendo a melhor opção, talvez a única viável e confiável.

Estamos diante de uma situação que pode mudar totalmente a internet como conhecemos, estão fazendo uma ação que não dá pra afirmar que é ERRADA, mas isso me parece uma preparação de terreno, os EUA querem aprovar as "leis anti-pirataria" que na real são leis anti liberdade de expressão na WEB, querem controlar o último canal livre de comunicação, eles querem nos vigiar. Mas não podemos temer, se essas leis passarem, se essas ações continuarem, uma alternativa vai existir, vamos andar pelos "esgotos" da WEB, mas vamos sobreviver, vamos continuar falando o que queremos, e vamos continuar compartilhando conteúdo que nem todo mundo pode COMPRAR, não apenas por questões financeiras, mas também por questões políticas e geográficas.

0 comentários:

Postar um comentário