O QUE HÁ DE NOVO?

Um pouco sobre o PlayStation 4 - Parte I



O PlayStation 4 foi anunciado, muita coisa foi mostrada e falada, mas eu ainda não tinha me manifestado sobre o console aqui no blog, então nada melhor que voltar as atividades do blog falando sobre o novo membro da família PlayStation.



Como vamos controlar


Vou começar falando sobre uma das poucas partes físicas do console que foi mostrada até o momento, e certamente a mais importante. O novo dual shock aparentemente tem uma pegada melhor que a do DS3, achei que o design se aproximou do design do controle do Xbox 360.
Os analógicos tiveram o mudança no formato, agora deve escorregar menos, mas ainda acho que a posição do analógico esquerdo não é a ideal para a atualidade, mas tem gente que prefere assim. Também parece que consertaram os botões R2 e L2, que no DS3 são sofríveis.

O caso dos botões select e start terem sido substituídos por home e share mostra a nova direção do console, com maior apelo as funcionalidades online, o mesmo vale para o touchpad na face do controle.

Também vale comentar que já foi dito que os sensores de movimento são melhores que os do PS Vita, e também o controle funciona como um "PS Move", sendo detectado pela PS Eye.

Vendo com melhores olhos


A nova PS Eye(PS 4 Eye) agora tem duas câmeras, com resolução de 1280 x 800 pixels, podendo fazer triangulação 3D, assim como o Kinect(que tem resolução de 640 x 480). Outro diferencial está na velocidade, a PS 4 Eye tem o dobro da velocidade de captura do Kinect, enquanto o aparelho da Microsoft captura a 30hz, a PS 4 Eye captura a 60hz, podendo aumentar para até 240hz, diminuindo a resolução da captura.

E o poder????

Dessa vez parece que a Sony parece ter planejado melhor o console, distribuindo mais e melhor os recursos. A começar pela memória, o console virá com 8GB DDR5 de ram, unificada. O que isso significa? Que diferente do PS3, que tinha um tipo de memória para o processador central e outro para o processador gráfico, o PS4 terá um tipo apenas para processador central e gráfico, podendo assim o desenvolvedor gerenciar a memória da forma que achar adequada para o jogo que estiver fazendo(como acontece com o Xbox 360).

Os processadores central e gráfico não dá pra falar muito, pois meu conhecimento sobre os dois é bem pequeno, o processador central terá 8 núcleos e o gráfico se tem menos informação ainda, e a informação que tem não é suficiente para eu desenvolver nenhuma opinião, única coisa que acho que posso comentar é que sobre a escolha de usar processadores AMD, me parece a opção mais barata, e novamente, equilibrada, a Sony aprenta ter aprendido com os erros do PS3.

Eu fico com a impressão de que o PlayStation 4, diferente do seu antecessor, já vai chegar pronto para o mercado e os desenvolvedores já estão pronto pra ele, então as chances de sucesso imediato são grandes! No meu próximo post sobre o PlayStation 4 falarei sobre software.

Abraços e não deixem de comentar!

Saiu a Parte II do artigo, leiam!


2 comentários: Leave Your Comments

  1. O PS4 fez o que o PS3 durante sua geração INTEIRA não conseguiu fazer comigo: Me fazer babar e desejar cada pedacinho dele na minha sala de jogos.

    ResponderExcluir
  2. Hoje eu adoro o PS3, mas demorei a me convencer a pegar um(peguei 3 anos depois do lançamento), mas com o PS4 o pensamento tá realmente diferente, to muito confiante de ter um excelente console do começo ao fim da vida dele, pretendo pegar assim que as condições financeiras forem favoráveis hehe

    ResponderExcluir