O QUE HÁ DE NOVO?

| Opinião | Ahhhh, como jogar no PC hoje é legal...



Primeiramente, não estou dizendo que é melhor que jogar em consoles, nem que deveria ser melhor ou pior, só estou falando da experiência de jogar no PC, hoje.

Seguindo uma tradição de um gênio do Orkut, Fulgore(Eduardo Evil Ryu, também conhecido como FUFAS), uma música para ouvir enquanto lê:
Antigamente, bom, antigamente faz parecer algo mais velho do que realmente é, então, há alguns anos atrás, jogar no PC era treta, FPS apenas usando teclado(sem mouse), controles caros e ruins, jogos dificeis de achar, falta de jogos legais que tinham nos consoles. A coisa evoluiu, opções de controles aumentaram no mercado, começaram a sair mais jogos, mas aí a brincadeira de jogar no PC ficou cara. Mas com a continuidade da evolução, parece que as coisas se equilibraram, ter uma boa experiência no PC continua mais caro que um console(em termos de hardware), mas hoje já dá pra ter um bom PC para jogos mesmo não sendo ou rico ou fazendo um finaciamento, praticamente qualquer controle funciona no Windows e os emuladores, ahhh, os emuladores <3.

Hoje não dá pra dizer que é ruim jogar no PC, nem caro, nem limitado. Bom, existe algumas limitações físicas(dependendo do quanto você está disposto a gastar) e algumas limitações em relação a determinados gêneros(que a cada ano que passa, diminui), mas em relação aos gêneros, existe também uma oferta de alguns gêneros de jogos numa quantidade que você não encontra a não ser no PC. Ter jogos originais no PC é totalmente plausível mesmo que você não tenha muita grana, steam oferece ótimos preços, sempre tem ótimas promoções, Humble Bundle de vez em quando oferece pacotes ótimos de jogos, que mesmo antigos, valem muito a pena, afinal, é em troca de uma pequena(ou grande, você determina) doação. E mesmo os lançamentos tem um preço bem razoável para a realidade atual, é comum achar jogos recém lançados por menos de 100 reais, o que não é cara para a realidade atual do gamer brasileiro(não é caro MESMO, há 15 anos atrás se pagava quase o mesmo, levando em conta a realidade salarial do brasileiro, em jogos piratas). Se você é o tipo de gamer que não procura uma franquia específica pra jogar, é impossível você não curtir jogar no PC, e mesmo que você goste de algumas grandes franquias específicas, é provável que boa parte delas estejam no PC.

Outra coisa gold do PC hoje em dia é a conectividade com TVs facilitada nos dias de hoje. Me lembro da minha primeira conexão de PC com a TV, a placa de vídeo tinha uma saída de video composto(não componente, composto mesmo, aquela saída amarela), foi uma experiência legal(principalmente pra jogar emuladores, transformando a experiência muito próxima de estar jogando o console real), mas ainda era algo bem limitado. Mas com a popularização das TVs de alta definição, e da padronização das entradas HDMI(hoje toda placa de vídeo, mesmo low-end, tem uma porta HDMI, e nem preciso falar das TVs), tudo se tornou um mar de rosas(ou quase, ainda tem algumas TVs que você precisa perder algum tempo configurando, seja no PC ou na TV, mas é algo que só se faz uma vez).

Jogar no PC era meio que sofrível, apesar de sempre estar mais avançado tecnicamente, mas hoje se tornou uma coisa agradável, mesmo que não seja sua primeira opção pra jogar, não vejo nada que impeça que seja a segunda, terceira ou quarta opção, a não ser a nostalgia de assoprar um blu-ray e jogar com PS4/Xbox One de cabeça pra baixo :P

5 comentários: Leave Your Comments

  1. Eu tenho algum problema com PC. Eu simplesmente não consigo jogar no PC a menos que ou o jogo seja exclusivo dele (e meu cérebro saiba que eu não tenho outra opção - inclua aqui também que disparadamente a melhor versão do jogo tá no PC, como é o caso de Battle for Middle-earth 2) ou eu não tenha conseguido arrumar de forma alguma (exemplo: um jogo ser de N64 e eu não encontrar no Virtual Console e blábláblá, só restando emular no PC).

    Sério, eu tento mas não consigo, eu emulei jogos de GBA no meu PSP mas não no PC. Eu tenho problemas em jogar nele ahuahauhauha acho que não gosto da posição (ficar sentado perto da tela, comandos muito próximos, não me sinto "livre", algo assim). Antigamente eu jogava mais no PC do que hoje (ó tempos de The Sims rs), mas ainda jogo de vez em quando (ainda mais jogos indie em promoção no steam).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, no caso o PC é tua quarta opção :P

      Você tem tipo um bloqueio, e eu entendo isso, tive isso por anos, achava que jamais conseguiria jogar no PC, mesmo sem encontrar um porque, mas com o tempo isso passou. Isso de jogar GBA no PSP e não PC é interessante, eu cheguei a jogar portáteis no PC, mas de fato, a experiência de jogar portátil em portátil é bem melhor, mesmo que seja emulado, eu não curto jogar GBA/NDS no PC, mas no tablet eu acho bom.

      Excluir
    2. Só RTS (Warcraft, LoTR) que eu jogo com GOSTO em PC hehehe mas em geral eu chego a jogar o que eu posso (tento ser um gamer completo), então acabo jogando coisas tipo Amnésia e Gone Home.

      Excluir