O QUE HÁ DE NOVO?

|OLD ANÁLISE| Karateka


Demorei mas não ia deixar de cumprir! Acho que cheguei num formato de análise que me agrada, então provavelmente assim serão minhas análises de games antigos(talvez use o mesmo formato para análises de games mais recentes, se vier a fazer alguma :P  ). Mas vamos ao que interessa, Karateka!

Karateka é um jogo que te põe na pele de um lutador que tem que passar por vários combates para salvar sua amada! Tão clichê, né? Mas nada de negativismo quanto a isso, esse é um game de uma época mais simples, enredos elaborados não eram algo comum e o grande público não se preocupava com isso. Esse é o primeiro sucesso do criador do grande clássico Prince of Persia! A versão usada para análise foi a versão do NES.

Gameplay
Estamos diante de um jogo de luta 1 x 1 puro, existem 6 tipos de golpes(socos e chutes, altos, baixos e "retos"). Você encontra um adversário e deve estar em "posição" de luta para poder combater, se não estiver, um golpe e você morre, quando derrota um adversário você deve sair da posição de luta e correr pelo cenário para poder se aproximar do fim da jornada, quando encontra um novo adversário tem que voltar para a posição de luta e esse ciclo se repete até você chegar ao fim da jornada.

Essa estrutura é um tanto desafiadora, levando em conta que quanto mais você avança sua barra de vida fica menor e a barra de vida do seu adversário fica maior, o jogo é curto como a maioria dos jogos da época, mas oferece muita diversão. Me lembro que na época que eu era criança esse era um dos meus jogos favoritos da "fita" 101 em 1 do meu Nintendinho pirata da CCE, mas era um desafio muito grande pra mim, mas o replay era infinito, quase sempre que eu ligava meu console tinha que dar uma jogadinha em Karateka, difícil de explicar hoje em dia como algo repetitivo podia oferecer tanta diversão, mais difícil ainda é explicar como ainda hoje me divirto.

Aspectos técnicos
O jogo tem uma paleta de cores bem limitada, porém agrada muito aos olhos(mesmo usando um personagem rosa e lutando contra pessoas azuis hahaha). Os cenários internos são muito bem feitos, os externos não tem tantos detalhes. Levando em conta o tamanho do jogo e a limitação de hardware, mais as exigências da época, o visual é ótimo. O som me causa uma sensação engraçada, quando pivete eu pensava que as ondas do mar eram aplausos(acho que o som parecia com o de algum outro jogo onde realmente eram aplausos, sei lá rs), quando fui perceber que eram ondas, acho que já era meio tarde haha. O jogo tem apenas uma música de combate, novamente acho que a limitação de hardware falou mais alto aqui, mas pelo menos no último combate podia rolar uma musiquinha mais dramática.

Conclusão
Karateka é um jogo que apresenta um ótimo desafio(que não é imposto pelas limitações técnicas da época, mas por decisões de seus idealizadores) e que artisticamente agrada demais, certamente um clássico IMPERDÍVEL! Sim, se você não jogou esse game, nem ao menos experimentou, você tem uma "falha no currículo", e se você não pensa em mostrar esse game para seus filhos, você não será um bom pai ou uma boa mãe :P

Gameplay: 10
Aspectos técnicos: 8
Nota final: 9

0 comentários:

Postar um comentário